Freedom of   the Seas

3º maior navio de passageiros do mundo

MS Freedom of the Seas (Liberdade dos Mares) é um navio cruzeiro pertencente à Royal Caribbean International que faz parte da Classe Freedom. Desde a sua completagem foi considerado o maior navio cruzeiro do mundo , maior do que o Queen Mary 2 da Cunard nos quesitos tonelagem e largura, mas perdeu o posto em 2009, quando da construção do primeiro navio da Classe Oasis. O Freedom of the Seas possui 339 metros de comprimento e 56 de largura, pesa 158 mil toneladas e transporta até 3 634 hóspedes, que são servidos pelos 1 360 tripulantes.bAo total, pode levar 5.730 pessoas. Foi construído na Finlândia.

Seus vinte e um pavimentos (pontes) comportam vários bares, restaurantes, um parque aquático, duas quadras de tênis, campo de golfe, parede para escalada, simulador de ondas, um centro comercial e conta com 2 elevadores panorâmicos e cabines que chegam a alojar vinte pessoas.


O Freedom of the Seas foi construido nos estaleiros da Aker Finnyards, em Turku, Finlândia que também está construindo os outros navios da Classe Freedom. Na sua conclusão se tornou o maior navio de passageiros já construido, honrado pelo RMS Queen Mary 2 da Cunard.

O Freedom como também é conhecido tem 2,4 metros a menos de linha d'água; é 6 metros mais curto e tem 1,5 metro de pintura a menos que o Queen Mary 2. O Freedom porém é maior em tonelagem total. Sua tonelagem que é de 154,407 tons foi calculada pela Det Norske Veritas, uma sociedade de classificação marinha norueguesa,que comparou com as 148,528 tons do QM2. O Freedom ainda tem a tonelagem total mais alta do que qualquer navio de passageiros já construído

O navio caracteriza-se por ter três áreas de natação; Um parque de aquático interativo, o H2O Zone, uma piscina para adultos e a piscina principal. Características de uma área coberta de esportes com atividades como escalada em parede rochosa, a FlowRider (um gerador de ondas para se surfar), um campo de golfe de miniatura e uma quadra de basquetebol de tamanho original. Outros serviços incluem uma pista de patinação de gelo, um cassino, um Johnny Rockets, redes Wi-Fi ao longo do navio, televisões planas em todos os camarotes e conectividade com o telefone celular;

O Freedom foi ancorado no porto de Hamburgo na Alemanha no dia 17 de Abril de 2006 para retoques finais antes de ser oficialmente entregue à Royal no dia 24 de Abril do mesmo ano. Ele partiu então a Oslo na Noruega no dia 25 de Abril para as festividades oficiais. Navegou então para Southampton, Inglaterra no dia 27 de abril e chegou às 9 da manhã no dia 29 de abril. Fez sua primeira viagem transatlântica no dia 3 de maio de 2006.
O Freedom chegou ao Porto de Nova Iorque nos EUA para a cerimônia de nomeação oficial no dia 12 de maio de 2006 que foi transmitida ao vivo pela rede NBC. Depois disso viajou para Boston durante o fim de semana de 19 à 22 de maio. Ele começou as operações primeiro fora de Miami com viagem inicial no dia 4 de junho, navegando a locais caribenhos ocidentais no México, as Ilhas de Caimães e Jamaica como também Labadee, no Haiti, um dos recursos privados da Royal.

Em 2009 espera-se que todos os navios da Classe Freedom, a qual o Freedom e os seus navios irmãos pertencem sejam substituidos pela nova Classe Gênesis da companhia

Comparação ao lado de um Boeing A330 (observe a foto)


Possui 30 botes salva-vidas;

É aproximadamente 70 metros mais longo, aproximadamente 108.000 toneladas brutas mais pesado, e pode acomodar 2.147 mais passageiros do que RMS Titanic.

Seu custo de operação por dia é de U$S 1,000 000 (1 Milhão) de Dólares.

Tem 750.000 lâmpadas e 4.700 trabalhos de arte, e usa 35.000 Kg de gelo diariamente.

A maior suite é de 113m² , nela se acomodam 14 pessoas e conta com 5 tevês de tela plana, uma varanda confidencial, e um bar.

Os quartos para a viagem foram fixados pelo preço de $1.900 a $22.000 Dólares por semana. Enquanto o serviço vai continuando, espera-se que os preços fiquem tão baixo aos valores de $700 para os cruzeiros programados no outono de 2007.

O navio consome aproximadamente 28.000 libras (12.800 kg) de combustível por hora.

Dentro do Freedom of the Seas

fonte:    http://pt.wikipedia.org/wiki/MS_Freedom_of_the_Seas