Removendo a quebra de linha manual do Word

 

Para remover as setinhas tortas do Word que na verdade são os símbolos de quebra de linha manual.

A quebra de linha manual é utilizada para fazer a justificação do texto de varias linhas como sendo do mesmo parágrafo. Consegue-se isto no Word, em vez de pressionar a tecla enter (que finaliza o parágrafo e dá inicio a outro), pressiona-se antes a tecla shift (maiúsculas) e em seguida enter ao mesmo tempo. (shift+enter) Nesse momento é criado o caracter de controle (^l) representado por uma setinha torta que fica oculto no Word e só aparece se a opção  (mostrar/ocultar ¶)   estiver ativa.

Para remover faça o seguinte:

1.   Abra o arquivo no Word

2.   Esteja certo que o símbolo de    ( mostrar/ocultar ¶ )   esteja ativo

3.   Clique antes da primeira letra do texto para manter o cursor neste lugar

4.   Clique em Editar, substituir

5.   Se o botão Mais aparecer, clique nele e em seguida clique em especial

6.   escolha quebra de linha manual ( um símbolo ^l ) aparece na caixa localizar

7.   clique na caixa substituir por e em seguida clique em especial e escolha marca de parágrafo ( ^p )

8.   clique em substituir tudo

Agora você pode utilizar estes recursos para substituir outros caracteres indesejáveis com por exemplo espaços repetidos que são mostrados como pontinhos ........... Para isto costumo pedir ao Word para substituir dois espaços por um espaço (clico na caixa  localizar e toco duas vezes na barra de espaços, e em seguida clico  na caixa substituir por e toco uma vez na barra de espaços, repito esta operação várias vezes até o Word me dar a resposta de zero substituições. Agora clico em Salvar.

  Depois faço algumas correções manualmente com por exemplo, um espaço antes da primeira letra do parágrafo.

 

Existe também um caracter parecido com °¶ . Neste caso eu incluo um espaço em branco entre os dois assim ° ¶  para facilitar, e copio somente o caracter ° arrastando o mouse nele e utilizando o recurso copiar/colar copio e colo na caixa localizar e na caixa substituir por  eu toco uma vez na barra de espaços e em seguida clico no botão substituir tudo. Em seguida, clico em Control+T (seleciono tudo) e aplico o recurso JUSTIFICAR, depois comparo com o texto original para ver aonde começam os parágrafos e faço as correções manualmente. Depois clico em Salvar.

 

Utilizo estes recursos para corrigir várias situações.

 

Espero ter ajudado

 

* * *