Segurança na Internet   -    Anti-vírus   -   Programas espiões

 


O texto abaixo recebi de   Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme  zqxjkv0@gmail.com   e achei um trabalho muito bem feito.

 

* * *

 

A TrendMicro, empresa japonesa antivírus/antispyware, fabricante do famoso antivírus PC-Cilin, divide o software espião (spyware) nas seguintes categorias:

 

Trackware - programas espiões que rastreiam a navegação que você faz pela Internet usando seu browser (Internet Explorer, por exemplo).

Adware - programas espiões que exibem propaganda não solicitada em seu computador.

 

Cavalos de Tróia - programas espiões que permitem que outros controlem seu computador.

 

Keyloggers, ou rastreadores de teclagem - programas espiões que registram tudo o que você tecla, INCLUSIVE PASSWORDS (SENHAS)

 

Dialers, ou discadores - programas espiões que deflagram comunicação indesejada com outros computadores

 

Browser Hijackers, ou Sequestradores de Navegador - programas espiões que mudam sua página inicial de tela, ou suas páginas de pesquisa.

 

Parasitas - programas espiões que perpetram ações indesejadas.

 

Ontem limpei um computador (felizmente não o meu) altamente infectado por spyware usando a técnica de execução sucessiva de diversos programas anti-spyware. Como é amplamente sabido, nenhum programa anti-spyware detecta ou elimina a totalidade de software espião. Em decorrência, utilizei diversos desses programas e verifiquei que o programa posterior sempre achava spyware não detectado pelos programas anteriores.

 

Em primeiro lugar, há falsos programas anti-spyware, que podem ser vistos em http://www.spywarewarrior.com/rogue_anti-spyware.htm

 

Esses programas colocam spyware (programas espiões) em seu computador, embora digam que eliminam programas espiões. Ou eliminam programas espiões, mas colocam outros. Leia com cuidado a lista acima indicada porque ela é dinâmica. Diversos programas anti-spyware falsos no passado hoje são aceitos pelo Guerreiro do Spyware (Spyware Warrior) porque modificaram suas características. Um deles, o NoAdware, eu uso em meu computador, com sucesso (os demais programas não o acusam de ser spyware).

 

Para limpar as mais de 100 ocorrências de spyware que encontrei no computador contaminado, utilizei diversos programas grátis anti-spyware.

 

O que mais detectou spyware (72 ocorrências) foi o famoso programa sueco Ad-Aware da Lavasoft (www.lavasoft.com) versão grátis. A versão grátis só tem uma desvantagem em relação à versão paga: não oferece proteção online. Isso é fundamental. Há duas linhas de combate ao spyware. A primeira é evitar que ele se infiltre no seu computador. Isso versões grátis de anti-spyware normalmente não têm. A segunda é identificar e eliminar os programas de spyware que já se infiltraram. Isso o Ad-Aware grátis faz muito bem.

 

Outro anti-spyware que detectou vários intrusos, uns 10, foi a Yahoo Toolbar http://toolbar.yahoo.com/ também grátis. É um belo programa, muito simples, mas que detectou sequestradores de navegador, discadores (dialers) e keyloggers. (mas este programa não funciona no navegador Google Chrome)

 

Outro programa grátis que detectou outros tantos programas espiões foi o programa online da TrendMicro http://housecall.trendmicro.com/ que a gente executa na hora, sem ser necessário download para o computador pessoal. Também pegou uns 10 programas de spyware.

 

Já o programa que encontrei no site da UOL Linhadefensiva e baixado, em sua versão grátis, da download.com  (http://www.download.com/3000-2239-10262215.html?=6251182&subj=dlpage&tag=button) chamado A-Squared (A ao quadrado) só encontrou 5 tipos diferentes de spyware, mas ainda assim foi útil.

 

Usei, como único anti-spyware pago, a versão grátis de experiência/teste por 15 dias do CounterSpy

( www.sunbeltsoftware.com) que usado em último lugar ainda detectou 3 tipos de spyware, disseminados em mais de 20 locais do computador.

 

Não usei o Spybot Search and Destroy http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html por falta de tempo, mas poderia ter usado, é grátis e o único grátis que, de meu conhecimento, oferece proteção online (preventiva) além da corretiva.

 

Não usei, também, o NoAdware, que é semi-grátis, pois custa 30 dólares para utilização vitalícia, o que por esse motivo indiretamente estimula a longevidade do usuário, que lucrará tanto mais quanto mais viver.

 

O Spybot tem a desvantagem de andar, pelos comentários, cada vez mais desatualizado e ainda considera o NoAdware como espião -- é o único que faz isso, o que mostra seu grau de obsolescência, a meu ver.

 

Então, uma estrutura grátis antiespião pode ser montada do seguinte modo:

 

 

Desse modo, executando sucessiva ou concomitantemente esses cinco produtos, você poderá eliminar um elenco relativamente amplo de spyware, aumentando consideravelmente o nível de segurança de seu computador.

 

Se, porém, você quiser ter proteção mais completa, será bom acrescentar um produto pago. Os bons produtos pagos tendem a ter um espectro de proteção mais amplo, pois obviamente tudo o que é remunerado estimula mais do que o que não é.

 

Finalmente, o AntiSpy da Omniquad (www..omniquad.com) custa 18 dólares e, sem ter um espectro tão amplo quanto o CounterSpy, também tem seu lugar..

 

Tanto os produtos anti-spyware pagos CounterSpy quanto o AntiSpy quanto o NoAdware oferecem proteção preventiva, além da corretiva.

 

Outras duas sugestões:

 

Baixe o Ewido, que tem 15 dias de teste e depois continua funcionando normalmente, só que sem a proteção online e sem atualizações automáticas (a gente tem que acionar as atualizações manualmente). Mas está muito bom, mesmo, é da mesma fábrica do AVG antivírus, irmão do Avast (ambos tchecos). http://www.ewido.net/en/download/ Pronto, tem antispyware de graça. Desde que rode todo dia, não precisa, necessariamente, de proteção online - o Avast já protege bastante. O interface é muito bom de lidar, fácil, fácil.

Anti-rootkit: baixe o anti-rootkit da mesma fábrica do AVG antivírus e do Ewido antispyware:

 http://www.softpedia.com/progDownload/AVG-Anti-Rootkit-Download-48738.html

Pronto, seu computador está bastante razoavelmente protegido sem complicação e sem despesa.

 

QUANTO A ANTIVÍRUS

 

O Avast tcheco continua, em minha opinião, o melhor antivírus do mercado ( www.avast.com) e a versão grátis oferece prevenção online e correção por meio de escaneamento. Depois que instalei o Avast em meu computador deixei de ter problemas de vírus, mas os vírus que têm tentado se infiltrar têm tido, eles sim, grandes problemas.

 

Ele é compatível com outro antivírus tcheco, o AVG (www.grisoft.com), que também tem uma versão grátis que oferece proteção preventiva, além da corretiva. O mito de que não devem ser usados dois ou mais antivírus deve-se, provavelmente, a produtos que se recusam a conviver com outros, como o Norton Antivírus, que açambarca o computador inteiro e não deixa lugar para ninguém mais. Mas o Avast e o AVG podem ser usados concomitantemente, pelo menos essa é minha experiência.

 

E há, mas com proteção apenas corretiva, o antivírus da TrendMicro, totalmente online, inclusive numa versão acoplada com anti-spyware, que varre o computador e detecta e elimina vírus, mas não oferece proteção online preventiva.

 

Outro antivírus, pago mas de preço módico, que vale a pena é o da Omniquad. Entretanto, minha experiência é que não deve ser usado sozinho. Tentei usá-lo com exclusividade e três dias depois, notando comportamento estranho em minha máquina, passei o Avast e descobri que havia vírus, que o Avast prontamente detectou e o antivírus da Omniquad deixava passar.

 

Com as informações acima, você poderá montar uma estrutura de defesa antivírus/antispyware inteiramente grátis, se assim o desejar, ou modicamente paga. Há obviamente outros produtos no mercado, tanto antivírus quanto anti-spyware, que são entretanto muito caros, o que, em minha opinião, não faz sentido. Participo da opinião conservadora de que devemos pagar para adquirir alguma coisa. Ora, quando a gente elimina vírus e spyware não está adquirindo nada, está apenas se livrando de algo indesejável. Por isso acho que proteção deveria fazer parte dos direitos humanos fundamentais, e não ser comercializada. Mas já que temos que pagar, que seja o mínimo possível.

 

A quem possa interessar, uso em meu pequeno computador dois programas antivírus (Avast e Omniquad) e seis programas anti-spyware (CounterSpy, AntiSpy, Ad-Aware, NoAdware, A-squared e Yahoo Toolbar).

 

Nem todo programa, obviamente, pode ser instalado em todo computador pessoal. O meu, por exemplo, não admite diversos produtos anti-spyware, como um produto de reputação consumada como o Spy Sweeper da Webroot, nem o Pest Patrol da Computer Associates, e nem mesmo o grátis e famoso Spybot Search and Destroy.  

 

Qualquer dúvida, estou às ordens, no que puder ajudar (sou leigo, não técnico, em informática).

 

 

 Murilo Otávio Rodrigues Paes Leme

zqxjkv0@gmail.com

 

Vivências e experiências

Por Murilo Otávio Paes Leme
18 de março de 2007

Outro dia uma amiga me mandou um site novo de fotos/vídeos e o Bullguard, na hora, disse que um Cavalo de Tróia havia tentado entrar mas que ele conseguira bloquear o Cavalo de Tróia. Só que na hora em que fiz o scan, ele detectou o Cavalo de Tróia. Pedi para ele deletar ou mandar para a quarentena e ele disse que não conseguia, e que eu mandasse o problema para análise pelo suporte técnico deles.

Acontece que eu sempre baixo outros antivírus e os deixo, sem instalar mas prontos para serem instalados, numa pasta que criei e chamei de Install. Então fiz o seguinte, para tirar logo o vírus:

 

1. Desinstalei o Bullguard.

2. Instalei o Kaspersky (www.kaspersky.com) é o site deles, mas eu já tinha baixado antes)

3. Rodei o Kaspersky, e o Kaspersky esmigalhou o vírus.

4. Reiniciei o computador e rodei o Kaspersky de novo. Não havia mais vírus.

5. Desinstalei o Kaspersky e voltei o Bullguard, e rodei de novo. Não havia mais vírus.

 

Assim, é sempre bom ter um, dos ou três antivírus sobressalentes porque qualquer programa antivírus pode falhar. O Kaspersky, é bem verdade, só dá o período de experiência de um mês, mas eu acho que o tal mês só começa a ser contado da data da instalação, não da data do download. Então, se a pessoa fizer o download e deixar ele lá quieto, no dia em que instalar é que começará a contar os 30 dias.

 

Mas há também o Avast, que é ótimo, que pode ser mantido também no balaio, para quando precisar.

E há uma versão grátis do BitDefender, o BitDefender versão 8, que também serve. Apesar do Bullguard ser baseado no BitDefender, os dois não são iguais. O Bullguard é uma versão modificada do BitDefender ( www.bitdefender.com.br)

 

Nenhum programa antivírus detecta tudo, mas há dois problemas quanto a vírus: um é a detecção, outro é a erradicação. Há muitos vírus que são detectados, mas o antivírus não consegue erradicar. No próprio site do Kaspersky há o depoimento de um usuário que elogia o Kaspersky não por ele tirar os vírus, e sim por ele responder, dentro de 24 horas, sobre como erradicar vírus difíceis submetidos pelo usuário ao suporte técnico deles, vírus que o Kaspersky não conseguiu erradicar de cara.

 * * *